segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pegadas Racistas Na Terra Preta, Fétil e Bela - o documentário Lápis de Cor


 

"A caixa do lápis de cor brincando nas mãos de Deus. De repente, pinta gente de tudo que é cor de pele. Tão lindos e diferentes, que mesmo que Deus se mele, é divertido brincar."

                                                   
lapis de cor -reproducao


O documentário “Lápis de cor” (2014), dirigido pela estudante de Cinema e Audiovisual da UFRB, Larissa Fulana de Tal, natural de Salvador e integrante do movimento de cinema negro Tela Preta, aborda a representação racial no universo infantil e a maneira como o padrão de beleza eurocêntrico afeta a auto-imagem e auto-estima de crianças negras, revelando a ação silenciosa do racismo na infância. O filme que conta histórias reais de crianças da periferia estreia em rede nacional e internacional através do Canal Futura no próximo dia 22 de abril (terça-feira), a partir das 14:30h. Confira o trailler e deixe-se instigar: http://youtu.be/7O6G82UgTrM
(Fonte: http://www.portalaponte.com/)


PEGADAS RACISTAS NA TERRA PRETA, FÉRTIL E BELA

Embora ache que todos os assuntos, a depender do modo, podem ser tratados com crianças, eu vez ou outra perco esta certeza. Foi o caso, com o curta-metragem LÁPIS DE COR, de Larissa Fulana de Tal Santos (movimento Tela Preta).
Quando vi as imagens, pensei que só poderia colaborar ofertando a criança que trago em mim... Mas (mais) uma criança tão machucada já não cabia. Era preciso o acolhimento adulto.
Retomei a convicção de que se você é uma flor em um campo onde andam paquidermes de todos os tamanhos, não há como ser somente bela e perfumada quando algo desperta uma lembrança esmagada, quando a simples visão ou o som de grandes pisadas evocam a violência da existência. Alguma coisa há que tremer dentro de si. Como milhões de crianças não-brancas no Brasil e no mundo, assim são as crianças do Lápis. Quando esquecem que são negras, são negras, lindas e alegres, quando lembram que são negras, esquecem que são lindas, e lembram que são tristes - e, obviamente, soam confusas. No documentário, é certo, falta-nos os paquidermes. Só vemos as suas pegadas. Profundas.

O filme também me dizia que a jovem diretora, para além de questões de orçamento e condições de filmagem, devia ter vivido o impulso e o drama entre mostrar corações sangrando, ou estancá-los enquanto as tomadas eram feitas... Ela me pareceu ter optado pela primeira (e tão difícil) opção, apostando, talvez, que a visão daqueles corações – mesmo sangrando, e mesmo infantis – ainda tivesse algum poder de fazê-los gritar dentro de quem os veriam... Larissa quis transformar música, luz, cores, e enquadramentos em braços, olhares, cafunés, afagos e magia. Coube-nos, à equipe, segui-la. Penso que só uma mulher tomaria essa contradição e risco nas mãos; ou melhor, no colo.



Depois de amanhã vocês me dizem se estou certo...


(Lande Onawale)


2 comentários:

  1. Nesse Lápis de Cor de tantas mãos , leremos a escrita falada de um universo infantil que apenas quem tem a cor de pele sabe dizer, mesmo permeado pelo silêncio ensurdecedor do racismo. Só temos que agradecer sua presença nesta caixa de lápis. Abraço forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...pense numa coisa que honra uma pessoa. pensou? agora em outra. então, duas das minhas maiores honras foi ter sido convidado pra colaborar na autobiografia de uma mulher septuagenária, e depois em um vídeo para crianças - mesmo com um tema difícil. um beijo e obrigado.

      Excluir